09/11/2019
12:00 - 18:00
Serralves – Galerias do Museu
MONUMENT 0.4: Lores & Praxes (rituals of transformation)

A artista e performer Eszter Salamon, galardoada este ano com o prestigiante Evens Art Prize, apresenta a exposição-performance Lores & Praxes (rituals of transformation), da sua série MONUMENT, que reflete sobre as relações entre coreografia e história. Nesta obra, a coreógrafa parte de uma nova premissa, focando-se na desigualdade, em lugar da singularidade, para reduzir divisões e imaginar um possível futuro, questionando: “E se a prática de múltiplas maneiras de nos relacionarmos com o mundo permitisse que nos emancipássemos da incapacidade de sonhar outros mundos? Pode a utopia ser reconfigurada não como um local imaginário mas como um espaço de movimento? E quais são as fronteiras rígidas e flexíveis a serem ultrapassadas? Línguas, muros, fantasias das origens?”
Apresentada durante dois dias consecutivos, Lores & Praxes conta com dez performers (vindos da África do Sul, Costa Rica, Inglaterra, Holanda, Hungria, Lituânia, Peru, Portugal e Singapura) que se entregam a uma transformação performativa de danças de guerra e de danças de resistência originárias de quatro continentes. Através de rituais de dança com origens ancestrais, os performers desenvolvem gestos de resistência por um possível mundo novo, ainda desconhecido, onde há a hipótese de inversão do fluxo de migração do conhecimento tal como tem ocorrido historicamente. “Mas até que ponto são eles também moldados por histórias de domínio e migração? O que podem noções como local ou estrangeiro significar neste contexto?” são algumas das perguntas levantadas pela coreógrafa.


Direção artística: Eszter Salamon
Colaboração artística: Boglárka Börcsök
Desenvolvido com e interpretado por: Liza Baliasnaja, Amanda Barrio Charmelo, Sidney Barnes, Mario Barrantes Espinoza, Boglárka Börcsök, Stefan Govaart, João Martins, Sara Tan, Vânia Vaz, Tiran Willemse
Produção: Elodie Perrin / Studio E.S., Alexandra Wellensiek / Botschaft GbR
Copprodução: Internationales Sommerfestival Kampnagel (Hamburgo) em colaboração com o Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg, Tanz im August / HAU Hebbel am Ufer (Berlim) e com o KINDL Zentrum für zeitgenössische Kunst, Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas)
Apoio: DRAC - Direction Régionale des affaires culturelles d'Ile-de-France, Ministère de la Culture, França, e Hauptstadtkulturfonds (Berlim)
Agradecimentos: Seloua Luste Boulbina, Asad Raza, Boghossian Foundation - Villa Empain

O desenvolvimento de uma das fases deste projeto foi apoiado pelo PACT Zollverein (Essen), P.A.R.T.S. e NATIONALES PERFORMANCE NETZ (NPN), Fundo de Coprodução para Dança.

As datas de exibição no Porto são apoiadas Gastspielförderung Tanz da NATIONALES PERFORMANCE NETZ, que é financiado pelo Comissário do Governo Federal para a Cultura e os Media.

Image